Sarampo
Importância do reconhecimento das manifestações bucais pelos Cirurgiões dentistas com atribuição de diagnóstico.
Dra. Renata Groke Bonetti
As manifestações bucais são muito comuns e podem ser os primeiros sinais e sintomas de doenças ou de alterações sistêmicas decorrentes de certas terapêuticas. Essas lesões bucais podem indicar o início ou evolução de alguma enfermidade, e, portanto, podem funcionar como um sistema de alarme precoce para algumas doenças.
Neste contexto o Cirurgião Dentista, deve ficar muito atento, pois, sua avaliação clínica pode fazer a diferença para o diagnóstico de algumas doenças e realizar o correto encaminhamento do paciente ao tratamento com médico especializado.
Manifestações do Sarampo:
O sarampo é uma doença exantemática aguda, sistêmica, uma das mais contagiosas de todas as doenças transmissíveis, é causada pelo vírus da família Paramyxoviridae e do gênero Morbillivirus.
Após o período de incubação do vírus (cerca de 11 dias), a doença se manifesta com pródromos (sinal ou grupo de sintomas que pode indicar o início de uma doença antes que sintomas específicos surjam) que duram de 3 a 4 dias.
Período prodrômico (3 a 4 dias):
Em geral iniciam com febre, mal-estar, coriza seromucosa e depois mucopurulenta, tosse seca, conjuntivite com fotofobia. A febre eleva-se gradualmente, sua queda ocorre a partir do terceiro dia do período do exantema.
No final do período prodrômico e antecedendo em 2 a 3 dias ao período exantemático, podem ser visualizadas as manchas de Koplik.
Período Exantemático (5 a 10 dias):
Ocorre piora dos sintomas do período prodrômico, inicia-se erupções cutâneas (manchas vermelhas), que começa usualmente na face, e linha de implantação dos cabelos, atrás da orelha, estendendo-se para o pescoço, peito, costas e extremidades.
Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.
Período descamativo:
Nesse período as manchas escurecem e surge a descamação fina, febre e tosse diminuem sensivelmente.
Manifestações Orais importantes:
O conhecimento das manifestações bucais das doenças infecto contagiosas que acometem principalmente crianças é de suma importância, uma vez que elas podem anteceder as erupções na pele e possibilitar um diagnóstico precoce. Essas doenças como escarlatina, roséola, rubéola, caxumba, sarampo e varicela, inicialmente são confundidas umas com as outras, pois apresentam sintomas semelhantes como da gripe e resfriado (febre, dor de garganta, perda de apetite).
As semelhanças de sintomas podem ser sanadas pela identificação das lesões bucais que sugeririam ao profissional de saúde a possibilidade de definir tais moléstias.
As manifestações bucais do sarampo, são consideradas um sinal patognomônico, que é conhecida como manchas de Koplik.
Elas precedem as manifestações cutâneas de 1 a 3 dias, ou seja, antes mesmo das manchas avermelhadas na pele.
São máculas como grãos de areia, pequenos pontos brancos azulados que se formam principalmente na mucosa jugal, próximas a abertura do canal de Stenon (região de molares superiores) e são circundadas por um halo avermelhado e brilhante, com fundo eritematoso difuso.
Essas máculas aumentam de número e coalescem formando placas, podendo ocorrer inflamação e tumefação generalizada, com ulcerações em diversos locais (gengiva, palato e garganta).
Estes sinais desaparecem 24 a 48 horas após o início da erupção, ou seja, logo após que se iniciam as manchas vermelhas, corroborando com o diagnóstico de sarampo mesmo antes do início do exantema.
É importante encaminhar o paciente a rede médica com o descritivo dos sinais identificados do exame de inspeção clínica e se possível realizar exame fotográfico, tendo em vista que estes sinais são evidenciados num período muito curto da doença.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo e informativo.
Dra. Renata Bonetti – Cirurgiã Dentista – Implantodontista – Morumbi e Região
🚩Contato: Av. Giovani Grochi, 5930
📞Tel: (11) 5063-4130
📲 WatsApp: (11) 98990-9645
Referencias bibliográficas:
- Guerra LM, Pereira AC. Pacientes imunossuprimidos. In: Pereira AC. Tratado de saúde coletiva em odontologia. Nova Odessa: Napoleão; 2009. p. 653-672.
- Shitara PPL. A percepção dos médicos do conjunto hospitalar de Sorocaba em relação à importância da saúde oral [dissertação]. Piracicaba: Universidade Estadual de Campinas; 2008.
- Boeck EM, Pinto LAMS, Boeck Neto RJ. Manifestações bucais de doenças infecciosas na infância. Odonto 2000. 1999 jul/dez; 3(2): 50-7.
- Freire LMS, Menezes FR. Sarampo. In: Tonelli E, Freire LMS, ed. Doenças Infecciosas na Infância e Adolescência. 2a ed. Rio de Janeiro: MEDSI; 2000. P. 851-83.