Sarampo: Importância do reconhecimento das manifestações bucais pelos Cirurgiões dentistas com atribuição de diagnóstico.

Sarampo

Importância do reconhecimento das manifestações bucais pelos Cirurgiões dentistas com atribuição de diagnóstico.

Dra. Renata Groke Bonetti

As manifestações bucais são muito comuns e podem ser os primeiros sinais e sintomas de doenças ou de alterações sistêmicas decorrentes de certas terapêuticas. Essas lesões bucais podem indicar o início ou evolução de alguma enfermidade, e, portanto, podem funcionar como um sistema de alarme precoce para algumas doenças.

Neste contexto o Cirurgião Dentista, deve ficar muito atento, pois, sua avaliação clínica pode fazer a diferença para o diagnóstico de algumas doenças e realizar o correto encaminhamento do paciente ao tratamento com médico especializado.

Manifestações do Sarampo:

O sarampo é uma doença exantemática aguda, sistêmica, uma das mais contagiosas de todas as doenças transmissíveis, é causada pelo vírus da família Paramyxoviridae e do gênero Morbillivirus.

Após o período de incubação do vírus (cerca de 11 dias), a doença se manifesta com pródromos (sinal ou grupo de sintomas que pode indicar o início de uma doença antes que sintomas específicos surjam) que duram de 3 a 4 dias.

Período prodrômico (3 a 4 dias):

Em geral iniciam com febre, mal-estar, coriza seromucosa e depois mucopurulenta, tosse seca, conjuntivite com fotofobia. A febre eleva-se gradualmente, sua queda ocorre a partir do terceiro dia do período do exantema.

No final do período prodrômico e antecedendo em 2 a 3 dias ao período exantemático, podem ser visualizadas as manchas de Koplik.

Período Exantemático (5 a 10 dias):

Ocorre piora dos sintomas do período prodrômico, inicia-se erupções cutâneas (manchas vermelhas), que começa usualmente na face, e linha de implantação dos cabelos, atrás da orelha, estendendo-se para o pescoço, peito, costas e extremidades.

Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreiacegueirainflamação do cérebro e pneumonia.

Período descamativo:

Nesse período as manchas escurecem e surge a descamação fina, febre e tosse diminuem sensivelmente.

Manifestações Orais importantes:

O conhecimento das manifestações bucais das doenças infecto contagiosas que acometem principalmente crianças é de suma importância, uma vez que elas podem anteceder as erupções na pele e possibilitar um diagnóstico precoce. Essas doenças como escarlatina, roséola, rubéola, caxumba, sarampo e varicela, inicialmente são confundidas umas com as outras, pois apresentam sintomas semelhantes como da gripe e resfriado (febre, dor de garganta, perda de apetite).

As semelhanças de sintomas podem ser sanadas pela identificação das lesões bucais que sugeririam ao profissional de saúde a possibilidade de definir tais moléstias.

As manifestações bucais do sarampo, são consideradas um sinal patognomônico, que é conhecida como manchas de Koplik.

Elas precedem as manifestações cutâneas de 1 a 3 dias, ou seja, antes mesmo das manchas avermelhadas na pele.

São máculas como grãos de areia, pequenos pontos brancos azulados que se formam principalmente na mucosa jugal, próximas a abertura do canal de Stenon (região de molares superiores) e são circundadas por um halo avermelhado e brilhante, com fundo eritematoso difuso.

Essas máculas aumentam de número e coalescem formando placas, podendo ocorrer inflamação e tumefação generalizada, com ulcerações em diversos locais (gengiva, palato e garganta).

Estes sinais desaparecem 24 a 48 horas após o início da erupção, ou seja, logo após que se iniciam as manchas vermelhas, corroborando com o diagnóstico de sarampo mesmo antes do início do exantema.

É importante encaminhar o paciente a rede médica com o descritivo dos sinais identificados do exame de inspeção clínica e se possível realizar exame fotográfico, tendo em vista que estes sinais são evidenciados num período muito curto da doença.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo e informativo.

Dra. Renata Bonetti – Cirurgiã Dentista – Implantodontista – Morumbi e Região

🚩Contato: Av. Giovani Grochi, 5930
📞Tel: (11) 5063-4130
📲 WatsApp: (11) 98990-9645

 

Referencias bibliográficas:

  1. Guerra LM, Pereira AC. Pacientes imunossuprimidos. In: Pereira AC. Tratado de saúde coletiva em odontologia. Nova Odessa: Napoleão; 2009. p. 653-672.
  2. Shitara PPL. A percepção dos médicos do conjunto hospitalar de Sorocaba em relação à importância da saúde oral [dissertação]. Piracicaba: Universidade Estadual de Campinas; 2008.
  3. Boeck EM, Pinto LAMS, Boeck Neto RJ. Manifestações bucais de doenças infecciosas na infância. Odonto 2000. 1999 jul/dez; 3(2): 50-7.
  4. Freire LMS, Menezes FR. Sarampo. In: Tonelli E, Freire LMS, ed. Doenças Infecciosas na Infância e Adolescência. 2a ed. Rio de Janeiro: MEDSI; 2000. P. 851-83.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima